Ligue Já
(11) 5668.8000
0800 788.8000
Aceitamos
Cartão de Crédito
Visa/MasterCard
Biologia das Pragas

A Ibaraki

Clientes

Trabalhe Conosco

Orçamento

Contato

Como Chegar

Formigas: Formigas Domésticas

Formigas Domésticas

Um pote de açúcar infestado de formigas. Uma trilha delas no azulejo da cozinha. Um conjunto de formigas saindo da fresta do rodapé ..... Uma reunião delas envolta dos restos de brigadeiro que seu filho deixou carinhosamente pela cozinha inteira. Pois é.... Não é tão difícil imaginar uma cena das formigas em sua casa. Mas o que elas têm que os outros animais ou mesmo outros insetos não possuem e que possibilita a elas viver em residências humanas?

No geral, o sucesso da associação das formigas a ambientes urbanos deve-se ao comportamento social elaborado e a pouca especialização de seu comportamento alimentar.

As formigas domésticas têm certa facilidade para associação com o homem. Elas, a partir dessa associação, conseguem água, alimento e local para construção de ninhos. Outro fator importante é a capacidade de transporte de formigas pelo homem, facilitando a disseminação à longa distância.

As formigas domésticas tendem a ter pouca agressividade intra-específica, isto é, dentro da espécie não há muitos confrontos nem agressividade. Isso possibilita que elas se estabeleçam colônias amplas em ninhos interligados (polidômicos). Esses ninhos são unicoloniais e tendem a ser muito grandes. Mesmo grande em área, os ninhos das formigas domésticas são pouco estruturados, pois são estabelecidos em pequenas frestas, sob azulejos e pisos, batentes de portas ou equipamentos elétricos e eletrônicos. Por outro lado, as espécies domésticas têm alta agressividade inter-específica, ou seja, competem e deslocam espécies nativas. Há casos, contudo, onde as formigas urbanas podem: conviver, uma espécie ser dominante e a outra sub-dominante ou haver forte competição.

As formigas domésticas migram com facilidade. Essa tendência a mudar frequentemente o ninho de local e ocupar novas áreas faz com que as formigas não defendam com veemência o ninho (é mais vantajoso formar outro) e estes sejam pouco elaborados, como mencionado acima. Outra característica importante é a o poliginia. Dentro de um ninho de formigas domésticas, frequentemente há várias rainhas funcionais. Nas espécies domésticas também há a eliminação do vôo nupcial e a rainha e o macho acasalam-se dentro do ninho. Isso reduz a susceptibilidade à predação que ocorria durante o período em que a rainha permanecia exposta no vôo nupcial.

Ainda quanto à reprodução, outra característica importante para as formigas domésticas é a sociotomia. A sociotomia é a característica que dá às formigas a possibilidade de formar várias colônias a partir de uma única inicial. Unidades compostas de rainhas, operárias e crias, denominadas de propágulos, migram de um local para outro, formando novas colônias. Em alguns casos não é necessária a presença de rainha para o início de uma nova colônia.

Dedetização com Segurança? Ibaraki Dedetizadora 11 5668.8000!

Eliminando as Formigas Formiga Formigas Formigas Domésticas
 
 
Palavras Mais Buscadas: Dedetizar | Dedetização | Dedetizadora | Descupinização | Descupinizadora | Desratização | Desratizadora