Ligue Já
(11) 5668.8000
0800 788.8000
Aceitamos
Cartão de Crédito
Visa/MasterCard
Biologia das Pragas

A Ibaraki

Clientes

Trabalhe Conosco

Orçamento

Contato

Como Chegar

Formigas: Formigas Diversidade de Espécies e Importância Ecológica

Diversidade de Espécies e Importância Ecológica


Vai ter com a formiga, ó preguiçoso; olha para os seus caminhos, e sê sábio.”  
Provérbios 6:6


As formigas compõem um grupo de animais pertencentes ao filo Arthropoda, classe Insecta, ordem Hymenoptera e família Formicidae. Conhecidas no mundo inteiro, elas freqüentemente despertam a curiosidade não só dos cientistas, mas também de toda a comunidade. O modo como se organizam em sociedades e como adquiriram um estilo de vida para lá de especial intriga ainda hoje os pesquisadores e fazem das formigas um dos grupos animais mais estudados.

Como é a vida das formigas? Como elas conseguem ter uma organização interindividual tão complexa? Como a vida do homem e das formigas se cruzam? Para responder a essas e a outras perguntas leia este texto e descubra que a mirmecologia (ciência que estuda as formigas) é muito mais interessante do que você sempre pensou!

Diversidade e importância ecológica

Atualmente são conhecidas cerca de 12.000 espécies de formigas. Destas, 2.000 vivem no Brasil. As formigas conseguem habitar vários locais do globo: desde as mais cobertas e naturais florestas tropicais até os mais limpinhos e asseados armários da casa do(a) leitor(a). O que difere é o grau de diversidade (número de espécies na área). Na Amazônia, por exemplo, em uma única árvore foram encontradas 43 espécies distintas e em um hectare de solo há mais de oito milhões de formigas. Contudo, há somente algumas dezenas de formigas residenciais.

As formigas representam cerca de 10 a 25% da biomassa animal do planeta. Esse fato faz delas um verdadeiro “concentrador” de energia, além de serem fundamentais para a reciclagem de nutrientes. Contribuem para a aeração do solo, além de serem agentes polinizadores (transportam pólen de uma flor para outra, possibilitanto a formação de sementes) e dispersores de sementes (transportam as sementes de um lugar para outro, possibilitando a germinação das plantas em diferentes regiões).

Por terem hábitos alimentares diversificados (carnívoras, herbívoras ou onívoras), as formigas desempenham papel importante na cadeia alimentar. Em geral a competição é algo muito comum entre as formigas e por isso muitas vezes o arqui-inimigo de uma formiga não é nada mais, nada menos, do que outra formiga.

Dedetização com Segurança? Ibaraki Dedetizadora 11 5668.8000!

Espécies e Colônias de Formigas Formiga Formigas Formigas Diversidade de Espécies e Importância Ecológica
 
 
Palavras Mais Buscadas: Dedetizar | Dedetização | Dedetizadora | Descupinização | Descupinizadora | Desratização | Desratizadora