Ligue Já
(11) 5668.8000
0800 788.8000
Aceitamos
Cartão de Crédito
Visa/MasterCard
Biologia das Pragas

A Ibaraki

Clientes

Trabalhe Conosco

Orçamento

Contato

Como Chegar

Formigas: Curiosidades sobre Formigas

Curiosidades

 Formigas de importância forense

Assim que ocorre um assassinato ou acidente com mortes, os peritos criminais são chamados ao local. O trabalho desses profissionais ajuda a dar o desfecho de muitos mistérios policiais. Mas os peritos criminais só possuem evidências de um passado remoto. Eles não conseguem, na maioria das vezes, assistir a um filminho do que ocorrera minutos antes do acontecimento; nem podem pedir fieis descrições a respeito da cena fatídica às vítimas. Só contam com as evidências, com as pistas. Que pistas são essas? Como uma pista pode guiar o olhar de um perito, fazendo com que ele enxergue em um cadáver a resolução de um caso policial?

As pistas contidas em um cadáver são inúmeras e de diversos tipos. Dentre essas, vale destacar aquelas pertencentes à entomologia forense. Esta área da ciência estuda como a sucessão de insetos em um cadáver pode traduzir acontecimentos relativos ao próprio crime, como por exemplo, o intervalo post mortem (quando a morte ocorreu?) e modo e local da morte. Um dos insetos estudados nesses casos são as formigas.

As formigas presentes em cadáveres podem se alimentar dos restos mortais ou mesmo das larvas de outros insetos que se alimentam diretamente do cadáver. Em estudo recente, pesquisadores do Instituto de Biologia (IB) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) descobriram que a formiga Cephalotes clypeatus é um exemplo de formigas que poderiam ajudar a solucionar os casos de crimes envolvendo cadáveres. No estudo, os cientistas encontraram que essa espécie de formiga está presente em carcaças animais desde os primeiros momentos de decomposição e poderia interferir no restante do processo. Outros pesquisadores puderam determinar com sucesso o intervalo post mortem a partir de colônias da formiga Anoplolepsis longipes. Assim, essas e outras pesquisas mostram que o estudo das formigas, a partir de um ponto de vista forense, é de fundamental importância para desvendar os crimes mais tenebrosos.

 Comer formiga faz bem para visão?

Fatalmente o leitor já deve ter se deparado com essa frase. A explicação é ironicamente mais cômica do que a hipótese: “alguém já viu um tamanduá de óculos?”. Com certeza deve ser bem surpreendente (assustador, não?) se deparar com um tamanduá usando óculos, ou mesmo num oftalmologista reclamando da vista cansada. Mas tudo o que se diz a respeito de comer formigas e ter boa visão é mito. Não existe comprovação científica que aponte a vantagem de se comer formigas.

Provavelmente, a lenda surgiu na tentativa de fazer com que as pessoas não rejeitassem alimentos nos quais formigas tivessem caminhado. Doces ou gorduras visitados por formigas eram facilmente rejeitados pela população e nada como um mito para endireitar a consciência popular. De fato, muitos povos consideram formigas como verdadeiras iguarias. Venezuelanos, colombianos, mexicanos, africanos e australianos vêem nas formigas um alimento para lá de apetitoso. Não se precisa ir tão longe: nossos ancestrais indígenas brasileiros como os tupis tinham hábito de comer formigas, principalmente tanajuras.

Outra força mítica que impulsiona a crença de que comer formigas faz bem é o fato de os insetos serem o grupo animal mais abundante na Terra. Isso traz a vantagem de nunca faltar alimento, uma vez que uma formiguinha fresquinha sempre é fácil de encontrar. Aqueles que comem formigas costumam comer a região onde ficam os ovos na rainha. Ainda sim o valor nutritivo é muito baixo para afirmar qualquer coisa.

Dedetização com Segurança? Ibaraki Dedetizadora 11 5668.8000!

Cuidado com as Formigas Curiosidades sobre Formigas Formiga Formigas
 
 
Palavras Mais Buscadas: Dedetizar | Dedetização | Dedetizadora | Descupinização | Descupinizadora | Desratização | Desratizadora