A Ibaraki

Clientes

Trabalhe Conosco

Orçamento

Contato

Como Chegar

Traças: Traças das Roupas Ordem Lepidoptera

Traças das Roupas - Ordem Lepidoptera

Traças das roupas e da parede: aspectos gerais

As traças das roupas são pequenas mariposas que fazem parte da Ordem Lepidoptera, particularmente à família Tineidae.

Os prejuízos causados por tineídos se restringem à poucas espécies que tem sistema digestivo complexo e capaz de digerir queratina. Esta proteína se encontra presente em lã, peles, chifres, penas e cabelos. Desta forma, estes insetos são aptos a atacar roupas de lã, tapetes, pelos, cabelo, peles, penas, seda e outros produtos animais. Dentro deste grupo seleto encontramos a traça das roupas,Tineola biselliela. Todavia, devemos destacar a maioria das larvas dos tineídeos se alimenta de fungos.

Os tineídeos constituem uma família considerada moderadamente grande. Os indivíduos são geralmente pequenos, de asas estreitas e de cor escura, variando do marrom ao cinza.

Os adultos medem aproximadamente 1,2-1,5 cm de comprimento. Apresentam na cabeça tufos de pêlos avermelhados e as antenas são um pouco mais escuras do que o resto do corpo. Além disso, voam pouco e não são atraídas pela luz, e por isso são encontradas em locais escuros, como armários e gavetas.

Em geral, as fêmeas depositam de 40 a 50 ovos em um período de 2 a 3 semanas, e morrem logo depois. Os ovos possuem um tipo de secreção adesiva, e ficam grudados nas fibras dos tecidos das roupas, só esperando para poder atacá-las. As larvas podem sofrer de 5 a 45 mudas, o que vai depender da temperatura ambiente e do tipo de alimento disponível. Elas são esbranquiçadas, com cabeça escura e tecem um casulo enquanto se alimentam (o estojinho sobre o qual falamos acima!).

A alimentação, como vimos no início, é das mais variadas. Roupas usadas, sujas de bebidas, comida, suor ou urina, além daquelas que ficam guardadas por muito tempo, são as mais atacadas. Uma curiosidade: as fezes das larvas das traças das roupas têm a mesma cor das fibras dos tecidos que elas comeram.

Traça das paredes

Como todo lepidóptero, as formas jovens destas traças são lagartas. Em algumas espécies, como a Phereoeca uterella (antiga Tineola uterella), as lagartas podem ficar protegidas por um estojinho chato, com formato de losango. Você já deve ter encontrado alguma delas em casa, grudadas em locais, como paredes ou móveis. Este estojinho que protege a lagarta é aberto em ambas as extremidades, e permite que a lagarta se movimente pelas superfícies em que está aderida. Ao andarem arrastam o estojo pela superfície.

Tinea pellionella tem um comportamento semelhante a P. uterella, pois também produz um espécie de “casulo” onde a larva fica abrigada. Este estojo é feito com fios de seda secretados pela larva, com os quais une detritos do material no qual se alimenta. A pupa deste tineídeo fica abrigada neste estojo até a emergência do adulto.

Traça das roupas

Tineola biselliela, a traça das roupas, é uma mariposa pequena (12 a 16mm) e suas larvas não formam estojos de proteção. Originalmente está associada a ninhos de outros animais, como mamíferos, aves, abelhas, formigas e vespas.
Porém, esta espécie adaptou-se bem às condições criadas em vários ambientes como os ligados à indústria têxtil, de tapetes, de cerdas de origem animal para escovas ou pincéis, domicílios, entre outros.

Os danos causados por este tineídeo são causados exclusivamente pelas larvas durante sua alimentação, pois os adultos desta espécie não se alimentam. Uma fêmea tem a capacidade de gerar cerca de 200 ovos, morrendo em seguida, enquanto o macho pode viver cerca de 28 dias. A seleção do local para ovipor é bastante criteriosa, fazendo parte de uma estratégia da espécie para se assegurar que as larvas tenham boas chances de sobrevivência. Locais escuros e com pouca movimentação são os preferidos para a instalação dos ovos e é por isso que adoram depósitos de fabricas de tecidos e roupas esquecidas em armários pouco usados.

Um alerta: as más- condições de higiene nas residências são fundamentais para a permanência destas mariposas.

Dedetização com Segurança? Ibaraki Dedetizadora 11 5668.8000!

 
 
Palavras Mais Buscadas: Dedetizar | Ibaraki | Dedetização | Dedetizadora | Descupinização | Descupinizadora | Desratização | Desratizadora