A Ibaraki

Clientes

Trabalhe Conosco

Orçamento

Contato

Como Chegar

Traças: Traças

As Traças

As traças são um bom exemplo de como nomes populares podem designar espécies diferentes e causar confusões.

Pelo nome comum de “traça” atendem alguns grupos de insetos bastante diferentes entre si como os tisanuros (as conhecidas traças dos livros) e algumas espécies de lepidópteros (insetos da mesma ordem das borboletas e mariposas) que atacam roupas e mesmo grãos armazenados.

Porém, graças a Carl von Linné, criador do sistema binomial de classificação dos seres vivos, que esta bagunça teve fim. Hoje cada espécie é designa por um nome genérico, o qual está relacionado a características coletivas, e um específico, que expressa características peculiares. Não é à toa que ele foi considerado o “Pai da Taxonomia”, né? Seu sistema permite organizar melhor o conhecimento biológico ao “codificar” as nomenclaturas populares

Mas, não deixemos as traças às traças. Voltando ao nosso assunto principal que tal conhecer um pouco mais a fundo estes animais?

Apresentando: as traças!

Pode-se dizer de maneira genérica que as traças que tem importância como pragas são todas insetos, ou seja, pertencem à Classe Insecta. Porém estão em diferentes ordens. As traças dos livros pertencem à ordem Thysanura, enquanto as traças das roupas e dos grãos armazenados estão classificadas em outra ordem de insetos, a ordem Lepidoptera.

Este grupo foi extremamente bem sucedido durante sua evolução, o que o tornou o mais diverso e mais abundante grupo de artrópodes. Você acha que nós humanos é que dominamos a Terra? Ledo engano, meu caro. A Classe Insecta é que é considerada o grupo dominante no planeta, além de o que comporta o maior número de espécies.

Vivem aqui há cerca de 400 milhões de anos, sendo que os grupos mais recentes têm “apenas” 200 milhões, o que é muito, mas muito mais tempo mesmo que os humanos, que estão aqui tão somente a 2 milhões de anos!

Além de estarem entre os animais terrestres mais abundantes, os insetos também estão amplamente distribuídos por todo o mundo. Aonde quer que você esteja, os insetos estão presentes, com exceção dos mares. 
O segredo de todo este sucesso reside em algumas “inovações” que apareceram durante a história evolutiva deste grupo, como o exoesqueleto, apêndices articulados e asas. Estas permitiram a exploração dos mais diversos ambientes.

Os insetos apresentam o corpo dividido em três tagmas (regiões):

 cabeça (onde estão localizadas as antenas, olhos compostos, ocelos quando presentes e aparelho bucal);

 tórax (onde encontramos três pares de pernas e dois pares de asas, que podem ou não estar presentes);

 abdome (onde se encontra o aparelho genital).

Dedetização com Segurança? Ibaraki Dedetizadora 11 5668.8000!

 
 
Palavras Mais Buscadas: Dedetizar | Ibaraki | Dedetização | Dedetizadora | Descupinização | Descupinizadora | Desratização | Desratizadora