Ligue Já
(11) 5668-8000
0800 788-8000
Aceitamos
Cartão de Crédito
Visa/MasterCard
Biologia das Pragas

A Ibaraki

Clientes

Trabalhe Conosco

Orçamento

Contato

Como Chegar

Pombos: Pombos e Outros Parentes

Pombos e Outros Parentes

Como vimos, o pombo pertence à família Columbidae, que inclui ainda outras espécies de pombos, pombas, rolas, juritis e rolinhas!

Estes têm características básicas semelhantes às do pombo comum. Aves de pequeno e médio porte, com pescoço, bico e patas curtas. Podem ser frugívoros, granívoros ou onívoros. São aves bastante resistentes que podem voar longas distâncias sem se cansar e possuem ótimo sentido de orientação. São todos bastante parecidos, salvo algumas características de coloração, tamanho e canto, que permitem distiguir uma espécie da outra!

Outros columbídeos ilustres

Zenaida auriculata

Dentre os parentes do pombo, merece destaque a avoante (Zenaida auriculata), que é uma pomba campestre, que ocorre em algumas regiões do Brasil, onde é reconhecida com os mais diferentes nomes.

Essa espécie de pomba chega a medir até 21 cm de comprimento, com o dorso pardo, cabeça com duas faixas negras laterais, e manchas negras nas asas. Em certos períodos representa uma importante fonte de alimentação para populações dos locais onde é encontrada.

Na região nordestina esta espécie tem caráter migratório, aparecendo em grandes bandos a cada dois a três anos. Nesta época são caçadas para serem utilizadas na alimentação nos períodos de seca de seca.

A avoante tem se beneficiado das alterações ambientais feitas pelo homem. Hoje ocupa tanto áreas destinadas à produção agropecuária quanto urbanas.

Desde a década de 70 esta espécie é registrada no estado de São Paulo. Seus bandos são compactos, porém podem crescer descontroladamente próximo a regiões de atividade agrícola, pois essa ave se alimenta-se de grãos, como sorgo, trigo, soja e arroz, além de plântulas. Há registro de que usa áreas de canaviais como refúgio.

Patagioenas picazuro (antigamente chamada Columba picazuro) – a Asa-branca

Com certeza você já ouviu a velha canção de Luiz Gonzaga falando que “ até mesmo a Asa-branca bateu asas do sertão” ? E se não é ornitólogo, são grandes as chnaces de ter ficado pensando a que animal o Velho Lua se referia.

Pois é, saiba você que a Asa–branca (P. picazuro) é um dos maiores columbídeo brasileiro, também conhecida como Pombão. Com comportamento migratório, a partida dos bandos desta ave da caatinga nordestina marca o final da estação das chuvas e prenuncia a chegada da estação seca.

Característica de áreas abertas e semi-desertas, adaptou-se bem a ambientes antropizados como áreas urbanas e agrícolas, onde por vezes é considerada praga.

Esta pomba nativa tem uma ampla distribuição no território nacional, ocorrendo do nordeste ao Rio grande do Sul, além de Mato Grosso e Goiás.

Dedetização com Segurança? Ibaraki Dedetizadora 11 5668.8000!

Espécies de Pombos Pombo Pombos Pombos e Outros Parentes
 
 
Palavras Mais Buscadas: Dedetizar | Dedetização | Dedetizadora | Descupinização | Descupinizadora | Desratização | Desratizadora