A Ibaraki

Clientes

Trabalhe Conosco

Orçamento

Contato

Como Chegar

Percevejos: Percevejos

Os Percevejos

Os percevejos são insetos pertencentes à Ordem Hemiptera. Esta Ordem compreende os insetos cujas asas do primeiro par, ou também chamado par anterior, têm a metade basal mais rígida e a metade distal membranosa e com nervuras: são os famosos hemiélitros! O segundo par de asas desses insetos são asas membranosas como as de outros insetos, sem nenhuma característica especial.

Os percevejos são compreendidos em uma das ordens de insetos mais importantes e diversas, com representantes que vão desde predadores de outros insetos até vetores de doenças, passando por pragas agrícolas e, como não poderia deixar de ser, pragas urbanas. Vamos saber um pouco mais a respeito desta importante ordem de insetos.

Quem são eles?

Os percevejos são animais que pertencem ao Filo Arthropoda.

Falar de artrópodes é se referir ao grupo animal com o maior número de espécies existentes no globo terrestre. Estima-se seja composto por mais de ¾ de todas as espécies conhecidas. Além de insetos, ele inclui outros animais como os crustáceos, aranhas, escorpiões, insetos, carrapatos, ácaros e centopéias, entre outros.

Este filo se distingue dos demais por apresentar, entre outras características:

 um exoesqueleto cuticular rígido (ou esqueleto externo) composto por proteína e um polissacarídeo nitrogenado chamado quitina.
    Este confere resistência à desidratação e permitiu aos artrópodes que ocupassem o ambiente terrestre;

 apêndices articulados, como patas, por exemplo;

 crescimento através das chamadas ecdises (ou também chamadas mudas): trocas periódicas do exoesqueleto, que ocorrem
    durante todo o desenvolvimento do animal.

A Ordem Hemiptera está incluída na Classe Insecta, que compreende os insetos. Estes diferem dos demais artrópodes por possuirem três pares de pernas e, geralmente, dois pares de asas, embora existam algumas exceções. São o mais diverso e mais abundante grupo de artrópodes, e seu número total de espécies foi estimado pelos cientistas em 10 milhões! Desta forma, estes pequenos animais ultrapassam de longe - em número de espécies - todas as outras espécies de animais do mundo juntas. O número de indivíduos também é enorme. Alguns cientistas estimam que existem 200 milhões de insetos para cada ser humano vivo hoje em dia!

Sua distribuição também é muito ampla. Devido à sua extraordinária capacidade adaptativa se instalaram em praticamente todos os ambientes, com exceção das regiões marinhas, onde há registro de apenas uma espécie. Há insetos em praticamente todos os hábitats que possuem características para suportar a vida, desde desertos e regiões devastadas até topos de montanhas, passando por florestas tropicais e, logicamente, o ambiente urbano.

A despeito da aversão que provoca na maioria das pessoas, como todas as demais espécies de seres vivos, os insetos não estão na Terra à passeio. Cada espécie está integrada na grande teia da vida, ligada a outras espécies em uma relação de interdependência e exerce funções ecológicas vitais para a saúde do planeta.

Você já pensou em um mundo sem insetos decompositores? Moscas, besouros e outros insetos que nos parecem tão repugnantes e sem importância, na verdade são co-responsáveis pela ciclagem de nutrientes que garante a disponibilização de nutrientes no solo.

E que tal falarmos da polinização, que não só garante a saúde de ecossistemas naturais, como também garante nossa alimentação. Pois é, os insetos tem um papel importantíssimo neste processo ecológico.

Quer outro exemplo da importância dos insetos ? Controle biológico. Todas as espécies também são reguladas por inimigos naturais, categoria na qual a Classe Insecta tem papel de destaque. Libélulas, joaninhas, percevejos, tesourinhas, entre tantos outros, atuam mantendo populações de outros seres vivos dentro de limiares toleráveis.

Além disso, podemos destacar insetos como bicho-da-seda, que geram produtos diretamente ligados ao nosso modo de vida.

Dedetização com Segurança? Ibaraki Dedetizadora 11 5668.8000!

 
 
Palavras Mais Buscadas: Dedetizar | Ibaraki | Dedetização | Dedetizadora | Descupinização | Descupinizadora | Desratização | Desratizadora