A Ibaraki

Clientes

Trabalhe Conosco

Orçamento

Contato

Como Chegar

Morcegos: Os Bandos de Morcegos e seus Locais Favoritos

Os Bandos de Morcegos e seus Locais Favoritos

Pelo fato de os morcegos organizarem os berçários, já deu pra perceber que esses animais possuem uma organização social interessante!

Como na maioria das espécies que vivem socialmente, a organização é baseada em um macho dominante e um grupo de fêmeas com seus filhotes. Mas em geral esses grupos não apresentam comportamento monogâmico obrigatório.

Os grupos de morcegos se estruturam em abrigos apropriados para suas atividades habituais. Mas do que mesmo um morcego precisa para viver?

Em primeiro lugar, segurança contra possíveis predadores. Então o lugar não deve ter acesso muito fácil. Temperatura e umidade também devem ser adequadas, mas o ideal varia de espécie para espécie. A fonte de alimento também deve estar próxima e, por fim, como os morcegos são animais de hábito crepuscular ou noturno, o abrigo deve ser protegido de luz durante o dia.

Assim, os lugares mais comuns de se encontrar morcegos na natureza são cavernas, frestas de rochas, ocos ou copas de árvores.

Os morcegos frugívoros costumam se estabelecer em copas de árvores que lhes forneça alimento, como abacateiros, amoreiras, bananeiras, pés de café, espatódeas, fícus, goiabeiras, mangueira e outras árvores.

Já os morcegos hematófagos costumam voar de seus abrigos em buscas de presas para se alimentarem. Essas presas podem ser bois, cavalos, porcos, aves silvestres, cães e, raramente, o homem. O morcego deverá ingerir de 30 a 40g de sangue numa noite. Para isso, morderá mais de uma presa. Portanto, o abrigo deverá ser próximo de locais de concentração de presas em potenciais. Assim, esses morcegos costumam ser mais encontrados em seu estado natural, nas matas, ou em regiões rurais, próximos a criadouros de animais.

Os morcegos de áreas urbanas costumam ser insetívoros, uma vez que a iluminação da cidade atrai um grande número de insetos. Nesses casos, é comum que os morcegos utilizem construções humanas como abrigos. Sótãos, porões e outras edificações podem servir de abrigo. Nestes locais, devido às suas fezes fétidas, podem provocar a desvalorização dos imóveis pois causam rachaduras e manchas na pintura.

Nesse contexto urbano, ou próximo a áreas humanas é que os morcegos acabam por ser considerados pragas, afinal se a população desses animais for muito grande, podem atrapalhar o dia a dia e até mesmo causar prejuízos, ao danificar construções, oferecer risco a saúde das criações animais, e mesmo humana ou causar estragos em plantações.

Dedetização com Segurança? Ibaraki Dedetizadora 11 5668.8000!

Morcego Morcegos Os Bandos de Morcegos e seus Locais Favoritos Sociedade dos Morcegos
 
 
Palavras Mais Buscadas: Ibaraki | DEDETIZAÇÃO | DEDETIZADORA | DESCUPINIZAÇÃO | DESCUPINIZADORA | DESRATIZAÇÃO | DESRATIZADORA