A Ibaraki

Clientes

Trabalhe Conosco

Orçamento

Contato

Como Chegar

Morcegos: Morcegos

Os Morcegos

É noite. Depois de um longo dia de trabalho você só pensa em dormir. Deita, ajeita o travesseiro, mas...ops....há algo estranho no ar! Um barulhinho esquisito vem do seu forro. “Meus Deus, que é isso?”- você pensa. Olha pela janela e uma sombra se aproxima voando. Ao chegar perto da sua janela a criatura desvia subitamente e vai para seu forro. Intrigado você pega uma escada e vai para o forro também. Ao entrar sente um cheiro horrível. Olha pelo chão e não vê nada a não ser excrementos. Mas, o barulhinho continua e você olha para cima! Ah, ah....aí estão eles: os morcegos!

Mas, não se desespere nem cubra o pescoço. Estes nosso amigos voadores são seres espetaculares. E com raras, exceções não trazem problemas ao homem.

Conhecendo mais sobre os Bat-amigos da Ordem Chiroptera

Os morcegos são vertebrados. Pertencem ao Filo Chordata, Classe Mammalia, Ordem Chiroptera. Desta forma, possuem entre outras características, o corpo recoberto por pelos. Por serem placentários, as fêmeas gestam os filhotes após um período de desenvolvimento uterino. Após o nascimento estes são alimentados com o leite materno.

Os Chirópteros são reconhecidamente são os únicos mamíferos capazes de voar. Essa habilidade se deve à adaptação dos membros anteriores em asa. Vem daí o nome da sua Ordem: Chiro que quer dizer “mãos” e Ptera, “asas”. Além das asas, possuem a musculatura peitoral e a fisiologia adaptadas para o ato de voar.

Dentre os mamíferos constituem um grupo extremamente diverso, com cerca de mil espécies, o que equivale a um quarto de toda a fauna de mamíferos do mundo! No Brasil são registradas cerca de 150 espécies.

A distribuição desta Ordem é cosmopolita, ou seja, habitam todos as regiões dos cinco continentes, exceção feita às regiões mais frias dos Pólos Ártico e Antártico e algumas ilhas muito isoladas.

Atualmente este grupo tem sua Ordem dividida em duas subordens: Megachiroptera e Microchiroptera. Prestando atenção no nome já da pra ter uma dica da diferença dos dois grupos. Mega quer dizer “grande” e Micro “pequeno”. Depois disso, os nomes são iguais e você já sabe o significado. Então, uma ordem é conhecida por ter asas maiores e outra por ter asas menores.

A subordem Megachiroptera é restrita a África, Ásia e Oceania. E como já imaginávamos pela dica do nome, nesta subordem encontram-se os maiores morcegos do planeta, conhecidos popularmente como "raposas voadoras". Esses animais podem alcançar até 2 metros de envergadura, ou seja, da ponta de uma asa até a ponta da outra.

A subordem Microchiroptera tem distribuição mais abrangente. Membros deste grupo podem ser observados por todo o globo, o que incluí as Américas. Os morcegos dessa ordem são bem menores, ficando entre 10 e 80 cm de envergadura, por isso a palavra “micro” no nome!

Mas, além do tamanho, outras características diferem essas duas subordens. Em geral as raposas voadoras não fazem uso da ecolocalização, enquanto os morcegos da subordem dos Microchiroptera costumam depender desse mecanismo de se guiar. A ecolocalização consiste num mecanismo de orientação usado por alguns animais. Esse mecanismo é baseado na emissão de sons de alta freqüência e, através da captação do som refletido, o animal consegue identificar possíveis obstáculos no caminho ou até mesmo encontrar presas.

Por muito tempo os pesquisadores acreditaram que esses grupos tinham histórias evolutivas diferentes e que as semelhanças seriam resultado de convergência adaptativa.

A convergência adaptativa é quando uma mesma estratégia surge mais de uma vez na história das espécies de maneira independente. Ou seja, os pesquisadores acreditavam que os dois grupos de morcegos teriam se desenvolvido de forma independente e que, portanto, não compartilhavam da mesma história. Porém mais recentemente, com avanço de estudos genéticos, foi possível identificar que os dois grupos têm um ancestral voador comum, e por isso devem mesmo estar agrupados numa mesma ordem.

A seguir, falaremos um pouco um pouco mais sobre os morcegos, principalmente da subordem Microchiroptera, que são os que encontramos aqui no Brasil, para entender melhor esses mamíferos que muitas vezes passam por vilões, mas nem sempre merecem a fama!

Dedetização com Segurança? Ibaraki Dedetizadora 11 5668.8000!

Ciclo de Vida dos Morcegos Informações Sobre Morcegos Morcego Morcegos
 
 
Palavras Mais Buscadas: Dedetizar? | Dedetização | Dedetizadora | Descupinização | Descupinizadora | Desratização | Desratizadora