Ligue Já
(11) 5668-8000
0800 788-8000
Aceitamos
Cartão de Crédito
Visa/MasterCard
Biologia das Pragas

A Ibaraki

Clientes

Trabalhe Conosco

Orçamento

Contato

Como Chegar

Carrapatos: Doenças Transmitidas por Carrapatos

Doenças Transmitidas ao Homem

A primeira vez que em que um caso de doença transmitida por carrapatos foi descrito, foi em 1893, pelos pesquisadores Smith e Kilborne. Eles observaram a relação entre os carrapatos bovinos (Boophilus annulatus) e uma doença que afeta rebanhos de bois no Texas. Foi a primeira vez que um artrópode foi identificado como agente etiológico (aquele que participa da transmissão, embora não seja o causador) de uma doença.

Posteriormente, os carrapatos foram identificados como vetores de diversas doenças, causados por vírus, bactérias e protozoários no homem e outro animais. Em 1975 já eram conhecidas 15 doenças virais transmitidas por carrapatos.

No Brasil, a principal doença transmitida por carrapatos é a febre maculosa, que apresenta reincidência periódica, geralmente de casos isolados.

Febre maculosa

A febre maculosa é uma zoonose causada por uma bactéria denominada Rickettsia rickettsii, que se aloja nas glândulas salivares de carrapato do gênero Ambyomma, sendo os principais transmissores da doença no Brasil A. cajennense e A. aureolatum.

Ao picar seu hospedeiro a bactéria é inoculada. Para isso acontecer, estima-se que o carrapato tem que ficar aderido ao homem por períodos de 4 a 6 horas, o que nem sempre acontece, pois a tendência é que as pessoas eliminem o parasita assim que a coceira devido à picada inicia.

A veiculação da febre maculosa ao homem é acidental, ou seja, o carrapato só passa a doença por acaso. Na verdade, este carrapato é freqüentemente encontrado em bois e cavalos, mas se ele estiver com fome e uma pessoa der o azar de passar por perto o animal querer usá-la como refeição, pois principalmente nas fases de desenvolvimento imaturas não tem boas especificidade parasitária. E por este comportamento é que a febre maculosa é mais restrita a áreas rurais e à pessoas que entram em contato com este ambiente seja por trabalho ou por lazer.

Vale destacar que o homem não é reservatório da doença e que não passam a doença para outros homens.

A. cajennense tem uma geração por ano que se distribui da seguinte forma:

Dedetização com Segurança? Ibaraki Dedetizadora 11 5668.8000!

Carrapato Carrapatos Doenças Transmitidas por Carrapatos Problemas Causados Pelos Carrapatos
 
 
Palavras Mais Buscadas: Dedetizar | Dedetização | Dedetizadora | Descupinização | Descupinizadora | Desratização | Desratizadora