A Ibaraki

Clientes

Trabalhe Conosco

Orçamento

Contato

Como Chegar

Pulgas: Curiosidades sobre Pulgas

Curiosidades

 Por que peste negra?!

A mais importante doença transmitida pelas pulgas, a peste bubônica, assolou a Europa durante o século XIV, dizimando entre 25 e 75 milhões de pessoas! Durante o período de revoluções que causou, instituições milenares como a Igreja Católica foram questionadas, novas formas de pensar prosperaram e minorias inocentes como os leprosos e judeus foram perseguidas e acusadas de serem a causa da peste. Mas, entre todos os nomes que a infecção recebeu, por que “peste negra”? Para isso há uma explicação científica: as bactérias causadoras da doença podem invadir a corrente sanguínea, onde se multiplicam e causam hemorragia em vários órgãos. As hemorragias podem formar manchas escuras na pele, de onde resulta o nome peste negra.

 E agora, no picadeiro...

Pra você que sempre achou que essa história de circo de pulgas era lenda, prepare-se: circo de pulgas existe mesmo! A colombiana radicada nos Estados Unidos Maria Fernanda Cardoso, dona do Circo de Pulgas Cardoso, sediado em San Francisco, nos EUA, usa pinça e lupa para manusear as artistas. Sua trupe tem 300 pulgas, com quinze estrelas principais. Cada membro da equipe faz um número, que vão desde andar na corda bamba até levantamento de peso, passando por danças, duelos e até vôos! E já que os atores são muito pequenos, quase invisíveis a olho nu, o show é apresentado em uma tela de televisão onde a imagem aparece ampliada. Porém, deve-se dizer: não é possível ensinar movimentos ao inseto. A treinadora apenas tira proveito dos seus reflexos naturais, como o de tentar se equilibrar sobre um fio de metal.

 Com a pulga atrás da orelha!

Pergunta: qual o significado da expressão 'com a pulga atrás da orelha'? Se você responder 'estar preocupado ou desconfiado' ou 'suspeitar de algo ou alguém', está correto! Mas qual será a origem desta expressão? Bom, durante milhares de anos, o ser humano foi vítima desse bichinho impertinente. Até meados do século XX, a pulga era, sem dúvida, um problema muito grave: montes de pulgas viviam nos colchões, nas almofadas, nos cabelos, nos armários... Agora imaginem o desconforto de alguém, que acorda a meio da noite com uma dor horrível no ouvido, e encontra uma pulga sugando seu sangue! Atualmente, esta expressão significa que suspeitamos de algo ou alguém: nos sentimos desconfortáveis, há qualquer coisa que nos incomoda… Será uma pulga?

 Super-atletas!

Se quisessem, as pulgas poderiam tranquilamente ganhar a vida como atletas. E certamente não sobrariam muitas medalhas para americanos e chineses nas Olimpíadas! Algumas pulgas podem pular um distância equivalente a 100 vezes o tamanho do próprio corpo: se mede 3 mm, pode dar um salto de até 30 cm. Isso equivale a uma pessoa de 1,70 m dar um pulo de 170 metros: a altura de um prédio de 60 andares! Além disso, a aceleração produzida por estes pequenos insetos também é extraordinária: enquanto astronautas experimentam acelerações de até 8 G (isto é, oito vezes a aceleração da gravidade), a pulga do rato é capaz de produzir um pico de aceleração de 140 G!!

 Vamos ao cinema?

Certamente você já ouviu falar que um certo cinema por aí “é um pulgueiro”. Ele pode ser assim chamado por causa das suas cadeiras de madeira, das bombonières com guloseimas baratas, dos cartazes anunciando sessões duplas, dos banheiros limpos, mas mal conservados, dos lustres provincianos. Enfim, um pulgueiro equivale a um cinema ao qual falta algum requinte. Porém, cuidado! Também há chance dele ser assim chamado devido às pulgas que insistam em permanecer sessão após sessão no escuro...

Dedetização com Segurança? Ibaraki Dedetizadora 11 5668.8000!

 
 
Palavras Mais Buscadas: Dedetizar | Ibaraki | Dedetização | Dedetizadora | Descupinização | Descupinizadora | Desratização | Desratizadora