A Ibaraki

Clientes

Trabalhe Conosco

Orçamento

Contato

Como Chegar

Percevejos: Curiosidades sobre Percevejos

Curiosidades

 A descoberta da Doença de Chagas

Carlos Chagas descobriu a Doença de Chagas em 1907 quando combatia uma epidemia de malária no norte de Minas Gerais. Detalhe: ele utilizava um vagão como laboratório!

 Por que barbeiro?

Os triatomíneos transmissores da Doença de Chagas podem ser conhecidos popularmente por vários nomes: bicho-de-parede , bicho-de-frade, gaudério , procotó , rondão , chupão e barbeiro. De todos estes nomes, sem dúvida o que você mais ouviu até hoje foi barbeiro. Mas, por que barbeiro? O inseto foi assim “batizado” porque pica geralmente o rosto da vítima, na região onde cresce a barba.

 Mal de chagas vs. caldo de cana

Nos primeiros meses de 2005, a imprensa noticiou casos absolutamente inusitados de Doença de Chagas no litoral de Santa Catarina. Pessoas que tomaram caldo-de-cana em quiosques da estrada adquiriram o parasita Tripanosoma cruzi! Hein?? Mas a Doença de Chagas não é transmitida quando a pessoa coça o local da picada e as excretas infectadas pelo parasita que o barbeiro eliminou, enquanto sugava o sangue, penetram pelo ferimento? Exatamente, mas essa é a chamada forma clássica de transmissão. A doença também pode ser transmitida por via oral, (embora seja muito raro) como aconteceu com o caldo de cana: barbeiros infectados foram provavelmente processados junto com a cana e o caldo foi infectado! Ao tomar o caldo os tripanosomas penetram por ferimentos na mucosa bucal. Além disso, a doença ainda pode ser transmitida por transfusão de sangue ou da mãe para o filho durante a gestação.

 Percevejo de cama voa?

Os percevejos de cama não conseguem voar, só podem rastejar de uma superfície para a outra. Mas como, se eles fazem parte da ordem Hemiptera e umas das característica desta ordem é possuir dois pares de asas (um par de hemiélitros e um par de asas membranosas)? Pois é... eles são incapazes de voar não por não terem asas, e sim porque suas asas são vestigiais, reduzidas a minúsculas escamas, uma adaptação à sua forma de vida. Porém, não se engane! Eles são rápidos, ágeis e adaptáveis: pode ter certeza, se você encontrar percevejos se escondendo, digamos, atrás de uma moldura de quadro, ao tentar capturá-los, eles irão correr rapidamente para outro esconderijo...

Dedetização com Segurança? Ibaraki Dedetizadora 11 5668.8000!

 
 
Palavras Mais Buscadas: Dedetizar | Ibaraki | Dedetização | Dedetizadora | Descupinização | Descupinizadora | Desratização | Desratizadora