A Ibaraki

Clientes

Trabalhe Conosco

Orçamento

Contato

Como Chegar

Cupins: Cupins Arborícolas

Cupins Arborícolas:

Os cupins arborícolas são aqueles que constroem seus ninhos apoiados sobretudo em árvores. Porém, no ambiente domiciliar podem ser encontrados nos telhados e forros de gesso.

Pertencem à família Termitidae, principalmente os gêneros Nasutitermes e Microcerotermes. Os cupins arborícolas são nativos do Brasil e são considerados pragas oportunistas. Uma vez que há expansão do ambiente urbano em direção a áreas de mata nativa, há também maior contato entre esse tipo de cupim e o ser humano. Assim, os efeitos deletérios dessa praga são devido, principalmente, à urbanização desordenada.

Muitas espécies do gênero Nasutitermes causam danos em áreas urbanas, sendo N. corniger a principal no Brasil. Os cupins dessa espécie em geral constroem ninhos cartonados sobre árvores, que estão ligados ao solo por túneis. Muitas vezes o ninho pode estar apoiado em muros, postes, paredes no madeiramento do telhado ou do forro das residências. Esses ninhos frequentemente são compostos e são frequentemente encontrados mais de uma rainha e um rei por ninho. Esses cupins destroem madeira dura ou mole, seca ou úmida, manufaturada ou não.

Microcerotermes é um cupim comum em matas nativas e já foi encontrado atacando edificações no litoral de São Paulo, Nordeste e Amazônia. Em áreas naturais, eles se alimentam de plantas vivas, nas quais instalam seus ninhos, podendo também comer vegetações dos arredores. Invadem edificações pelo solo ou por meio de túneis.

Quais são os sinais de que a casa do leitor está sendo infestada por um desses cupins? Olhe para as árvores e postes próximos. Veja se há ninhos arborícolas. Em seguida, procure túneis que conduzam até a sua residência. A presença destes fatores pode ser uma indicação de que há uma infestação de cupins arborícolas.

 Controle de cupins arborícolas

O melhor a fazer se houver uma infestação por ninhos arborícolas é localizar e retirar mecanicamente o ninho. Alguns casos requerem aplicação de inseticida, provavelmente porque os cupins já se disseminaram para outras regiões. Os ninhos compostos e a presença de várias rainhas em uma mesma colônia dificultam bastante o controle, ainda que não o inviabilizem.

Dedetização com Segurança? Ibaraki Dedetizadora 11 5668.8000!

 
 
Palavras Mais Buscadas: Dedetizar | Ibaraki | Dedetização | Dedetizadora | Descupinização | Descupinizadora | Desratização | Desratizadora