A Ibaraki

Clientes

Trabalhe Conosco

Orçamento

Contato

Como Chegar

Formigas: Como é o corpo de uma formiga?

Como é o corpo de uma formiga?

Os insetos, em geral, apresentam o corpo dividido em três regiões distintas: cabeça, tórax e abdômen. Porém, as formigas apresentam características próprias de divisão. Seus corpos podem ser divididos em três regiões: cabeça, mesossoma (que representa o tórax fundido ao primeiro segmento abdominal) e o metassoma ou gáster (abdômen sem o primeiro e segundo segmentos). A ligação entre o meso e metassoma é feita por uma estrutura chamada pedicelo/ pecíolo, popularmente conhecida como “cintura”. Externamente, como os demais insetos, as formigas apresentam um exoesqueleto que as protege da dessecação e de impactos, no qual está fixada sua musculatura.

A cabeça é o local onde estão localizados o aparelho bucal e os órgãos sensoriais (antenas, olhos, ocelos), sendo estes responsáveis pela captação de estímulos ambientais.

Estes himenópteros apresentam um par de antenas cuja forma é bastante característica, pois fazem uma dobra muito similar a um cotovelo (forma geniculada). Outros órgãos sensoriais de destaque são os olhos. Os olhos das formigas são compostos, ou seja, são formados a partir da união de diversos outros elementos unitários, chamados de omatídeos. Geralmente os olhos dos indivíduos que se reproduzem (rainhas e machos) são mais desenvolvidos do que os daqueles que são estéreis.

Em relação ao aparelho bucal, os formicídeos apresentam mandíbulas aparentemente projetas para a mastigação, o que auxilia no entendimento do seu hábito alimentar.

No mesossoma são encontrados os apêndices locomotores (pernas e asas, quando presentes).

Na porção apical do gáster estão localizadas as aberturas anais e do aparelho reprodutivo, quando machos ou rainhas. Em muitas formigas há um ferrão na ponta do gáster. Na extremidade desta região também há uma glândula responsável pela comunicação entre as formigas. As formigas caminham e esta glândula libera seu feromônio, que ajuda a marcar o território por onde o indivíduo passou (feromônio de marcação de território).

Dedetização com Segurança? Ibaraki Dedetizadora 11 5668.8000!

Aspecto da Formiga Como é o corpo de uma formiga? Formiga Formigas
 
 
Palavras Mais Buscadas: Ibaraki | Dedetização | Dedetizadora | Descupinização | Descupinizadora | Desratização | Desratizadora