Ligue Já
(11) 5668.8000
0800 788.8000
Aceitamos
Cartão de Crédito
Visa/MasterCard
Biologia das Pragas

A Ibaraki

Clientes

Trabalhe Conosco

Orçamento

Contato

Como Chegar

Brocas: A Vida e Ataque das Brocas de Madeiras

A Vida das Brocas de Madeiras

As brocas de madeira não podem ser confundidas com os cupins que também atacam este material.

Os cupins são um grupo de insetos sociais que pertence à ordem Isoptera e que vive em colônias. Já as brocas, que são a fase larval dos besouros, geralmente seguem o lema “cada um por si”, ou seja, vivem independentemente umas das outras.

Nos coleópteros o desenvolvimento é chamado do tipo holometábolo. Isto significa que estes coleópteros apresentam a chamada metamorfose completa ao longo de seu desenvolvimento.

Mas... o que é metamorfose completa?!

Dizer que um inseto apresenta metamorfose completa quer dizer que o seu desenvolvimento possui as fases de ovo, larva, pupa e adulto. Então, uma fêmea adulta deposita seus ovos e, destes ovos nascem as larvas. Estas larvas, depois de um certo tempo, vão se transformar em pupas, fase em que ficam inertes. Lá dentro da pupa, ocorre a transformação para adulto, ou melhor, a metamorfose. Os adultos, então, saem de seus casulos e estão prontos para se acasalar e produzir mais ovos, começando novamente todo o ciclo.

Ataque das brocas....

O ataque por brocas de madeira se inicia justamente quando a fêmea adulta deposita seus ovos na madeira. As larvas que nascerem desses ovos vão se alimentar da madeira até atingirem o estágio de pupa. A partir daí, as pupas se transformam em adultos. A fase larval é a mais longa da vida destes insetos e a principal responsável pelos danos causados à madeira. Uma vez transformados em adultos, os insetos perfuram a madeira e saem para o meio externo. A saída dos adultos da madeira é facilitada porque a transformação das pupas em adultos ocorre, geralmente, próxima à superfície, e, dessa maneira, os adultos não precisam cavar muito para sair. Uma vez fora da madeira, os machos e fêmeas se encontram, se acasalam, e as fêmeas voltam a depositar seus ovos, seja na mesma peça de madeira ou em outra.

A época em que os adultos saem da madeira é quando, de maneira mais fácil, podemos perceber o ataque pelas brocas. Observamos um pequeno orifício e, em volta dele, ou nas suas proximidades, encontramos acumulada uma serragem, também chamada de resíduo ou pó de broca. Esta serragem é resultado da escavação feita pelo adulto para sair da madeira. Nesta fase, o ataque pelas brocas de madeira pode ser freqüentemente confundido com o ataque de cupins de madeira seca. Porém, não há razão para essa confusão, é só reparar bem: as fezes eliminadas pelos cupins são perfeitamente diferentes dos resíduos que são produzidos pelas brocas.

A madeira é a fonte de alimento para a maioria da brocas, principalmente o amido que está presente nessa madeira. Além da quantidade e qualidade dos nutrientes presentes na madeira, o desenvolvimento desses insetos também é influenciado por outros fatores, principalmente umidade e temperatura, em maior ou menor grau dependendo da espécie de broca. Desde a árvore viva até a madeira em uso, diferentes grupos de brocas atacam a madeira, nas diferentes fases do seu beneficiamento. Assim, apesar da enorme variedade de espécies de brocas, podemos de uma maneira muito prática, agrupar estes coleópteros em três grupos definidos conforme o estágio em que a madeira se encontra, o qual está diretamente relacionado com o seu teor de umidade. Essa classificação considera o hábito mais freqüente dentro de cada grupo. Mas, como sempre existem exceções, essa classificação não se aplica, necessariamente, a todas as espécies de um mesmo grupo.

Dedetização com segurança? Ibaraki Dedetizadora 11 5668.8000!

A Vida e Ataque das Brocas de Madeiras Broca Brocas Saiba Mais Sobre Brocas
 
 
Palavras Mais Buscadas: Dedetizar | Dedetização | Dedetizadora | Descupinização | Descupinizadora | Desratização | Desratizadora