A Ibaraki

Clientes

Trabalhe Conosco

Orçamento

Contato

Como Chegar

Cupins: A Organização Social dos Cupins

A Organização Social dos Cupins

Quem já leu um pouco mais sobre a Índia sabe que a sociedade indiana é dividida em castas, ou seja, em grupos de pessoas que são hierarquizadas em função de um contexto social. Pois bem, no caso dos cupins algo muito semelhante acontece. Os cupins são insetos ditos eusociais. Isso porque eles apresentam três características: (1) sobreposição de gerações- diferentes gerações convivem lado a lado no mesmo ninho; (2) cuidado com a prole- cuidado cooperativo de vários indivíduos para alimentação e proteção da cria e (3) divisão de trabalho- alguns indivíduos são especialistas em reprodução enquanto outros tratam das demais atividades. Os cupinsbasicamente possuem três grandes castas: alados, operários e soldados.

Os alados possuem asas e são os indivíduos adultos reprodutores. Diferentemente das formigas, os cupins não apresentam somente rainha: há o chamado casal real. Os reprodutores possuem olhos, asas além de órgãos reprodutores funcionais. Também conhecidos como siriris, os indivíduos reprodutores, por volta da época da primavera, fazem a chamada revoada ou enxame, que nada mais é do que o hábito de sair do ninho para a reprodução. O vôo basicamente tem a função de dispersão para a fundação de novas colônias. Depois da revoada, os alados perdem suas asas, juntam-se aos pares e saem em busca de um local ideal para fundar o novo cupinzeiro.

Cada colônia tem um único casal reprodutor. A rainha é facilmente reconhecível pelo tamanho de seu abdome, que sofre um processo chamado de fisiogastria. Este consiste na hipertrofia do abdominal (sem envolver um processo de ecdise/ muda) na medida em que a capacidade reprodutiva do indivíduo cresce. Estima-se que o abdome de uma rainha possa chegar a apresentar 200 vezes o volume do restante do corpo!!! E por dia esta fêmea seria capaz de colocar até 7.000 ovos.

Já o rei permanece constantemente junto à fêmea e a fecunda de tempos em tempos, porém o seu abdome sofre pouca hipertrofia.

Conforme a espécie o casal real pode se locomover dentro do ninho ou permanecer confinado em uma câmara real.

Dentro da colônia, os operários estão em maior número. São cegos, ápteros (sem asas) e estéreis. Diferentemente das formigas podem ser tanto machos como fêmeas. Sua função basicamente é a de manutenção da colônia: obtenção de alimento, construção, expansão, reparação e limpeza do ninho, eliminação de indivíduos adoecidos ou mortos e cuidados e fornecimento de alimento ao restante da colônia.

Acima você leu eliminação de indivíduos adoecidos ou mortos. Sim, dentro de um cupinzeiro existe uma espécie de sepultamento. Este pode acontecer de duas formas basicamente: os operários podem devorar esses indivíduos ou mesmo confinar o corpo em uma câmara especial. Vale dizer que quando eles comem os corpos, há maior economia de nutrientes e por isso, aparentemente seja vantajoso. Mas os cupins não fazem isso somente com indivíduos mortos. Fazem também com invasores como um método de defesa.

E por falar em defesa...

Os soldados são aqueles responsáveis pela defesa do cupinzeiro e pela proteção dos operários durante a coleta de alimentos. Os soldados também não possuem asas, são estéreis e cegos. Em compensação, eles possuem diversos aparatos morfológicos e químicos, além de estratégias comportamentais para defender o ninho. Uma delas é ter mandíbulas muito fortes. Os soldados utilizam essas armas para a guarda do ninho e proteção dos operários durante a coleta do alimento. Além das mandíbulas, outra arma utilizada pelos soldados é a própria cabeça. Ele a usa como escudo, couraça e obstrui determinadas passagens dentro dos ninhos. A esse comportamento especial, chama-se fragmose.

Os soldados também são dotados de armas químicas. Na cabeça de cada um há uma glândula chamada glândula frontal que serve para secretar princípios ativos de natureza tóxica, viscosa ou mesmo grudenta.

Dedetização com Segurança? Ibaraki Dedetizadora 11 5668.8000!

 
 
Palavras Mais Buscadas: Dedetizar | Ibaraki | Dedetização | Dedetizadora | Descupinização | Descupinizadora | Desratização | Desratizadora